Apesar de não utilizar madeira de árvores nativas como matéria prima em seu processo, a INDUMA S/A – Indústria de Papel e Papelão, mantém grande reserva florestal nativa, constituindo-se de um santuário ecológico. Desde sua fundação, a empresa vem investindo na implantação de florestas plantadas, no início com araucária, posteriormente com Pinus e em anos mais recentes Eucalyptus.

Não sendo diferente quando se trata da preservação dos mananciais hídricos, a final, toda esta área preservada contribui diretamente para a absorção da água das chuvas, não deixando que ocorra o escoamento superficial, com isto, tem-se uma melhor regulação na disponibilidade hídrica da região.

Grande parte da matéria prima utilizada na fabricação de seus produtos, é oriunda de materiais reciclados. Todo o resíduo gerado no processo de produção é destinado para fins adequados, conforme estabelece a legislação ambiental vigente.

Mantém coleta seletiva dos resíduos sólidos na empresa e na vila onde residem seus colaboradores. Parte da energia elétrica utilizada na empresa, é gerada por uma CGH, através do aproveitamento da água da represa de sua propriedade.