Em 1922 Hermann Hinrich Purnhagen, imigrante alemão chegou ao Brasil. Em sua bagagem cultural trouxe conhecimentos de marcenaria profissional e espírito inovador. Durante os anos que trabalhou como marceneiro buscou conhecimentos e experiências quando em 1943 fundou a Induma, fabricante de compensados navais, portas e janelas em Rio do Sul – SC. A partir da dédaca de 70, quando a empresa migrou suas atividades para a fabricação de papel, a experiência com madeira e o forte crescimento do parque fabril exigiram uma nova localização que levou a empresa a implementar sua estrutura em Taió – SC. Nessa fase, grandes investimentos tecnógicos e humanos foram iniciados e foi implantada na empresa uma política de atualização constante de conhecimentos e tecnologias de produção.

Com estrutura organizacional forte e cunho administrativo sério e competente, a Induma tem importantes diferenciais, entre eles: a relação direta com o cliente e facilidade nas negociações já que não conta com atravessadores que poderiam implicar em demora e custos extras. Agilidade na entrega pois conta com amplo estoque de produto o que gera um curto período entre fechamento do pedido e recebimento das mercadorias.

Preocupada com o meio ambiente a Induma atende os requisitos legais, mantém grandes reservas florestais e conserva a mata ciliar no seu entorno para que as próximas gerações recebam intactos esses recursos naturais. Com mais de 70 anos de existência e aprimoramento cultural, preserva a nobre essência do atendimento familiar. Carrega em sua história não somente a companhia do desenvolvimento  de todo o setor papeleiro, como também a dedicação, a competência, empenho e reconhecimento de seu trabalho.

Com essas fortes características a Induma carrega o conceito da eficiência, da seriedade e competência técnica e empresarial. Tem reconhecimento internacional e leva seus produtos para os diversos ramos das indústrias calçadista, automobilística e de isolamento elétrico.

Nos seus 70 anos de trabalho e dedicação ao consumidor a Induma construiu uma história de tradição e credibilidade que valoriza o desenvolvimento técnico, busca a melhoria contínua de seus processos, respeitando o ser humano e a preservação da natureza.